A prefeitura de Santa Maria trabalha em mais uma etapa da obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia. Atualmente, está sendo feita a ligação das redes de esgoto cloacal da galeria, e, também, a ligação das redes de esgoto pluvial superficial e o pluvial predial (dentro da galeria) até a rede principal da Rua Floriano Peixoto. Foram criados poços de visitação para o esgoto e adequação das redes pluviais para que não ocorresse mais acúmulo de água dentro da galeria.
A reforma do Calçadão foi retomada em junho de 2022:
– Nós fizemos questão de fazer obras completas e de resolver, definitivamente, os problemas crônicos que estão embaixo da terra e ninguém vê. Esse trabalho é fundamental para entregar obras de qualidade, que irão fazer a diferença na vida das pessoas. Nosso Calçadão está com 85% do trabalho concluído. Seguimos trabalhando com responsabilidade e transparência por nossa cidade – disse o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), por meio das redes sociais.
Interferências
Nesse último trecho, segundo a prefeitura, foi encontrada uma certa quantidade de interferências durante a escavação próxima à Rua Floriano Peixoto. No local, há passagens de fibra ótica e telefonia, a chegada de esgoto cloacal e abastecimento de água, os quais já foram adequados na última semana e, também, a chegada de toda a rede pluvial do Calçadão (que recebe o pluvial de todos os prédios e do piso) o qual está sendo adequado durante esta semana.
Ainda, será feita uma caixa para a coleta desse pluvial na Rua Floriano e será ligado no pluvial existente. Após a finalização desses serviços, será preenchido com material a base e concretada a última parte do piso.
Em outra parte da obra, segue a execução das lajes de concreto armado nos deques centrais. Na sequência, os trabalhos estarão focados no início do paisagismo, da irrigação e das demais estruturas que serão revestidas com madeira plástica. Também estão previstas as colocações dos postes de iluminação e de lixeiras.
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução da tubulação pluvial, da construção de floreiras etc. Ao final, será feita a colocação de bancos, das ilhas e do paisagismo.
Retomada
A revitalização do Calçadão começou em 2020, mas foi paralisada após a empresa responsável não concluir os serviços. A obra não teria custo ao município, já que seria uma contrapartida da construtora de Marco, de Erechim.
Em junho de 2022, a prefeitura retomou a obra, por meio de outra empresa, ao custo de R$ 3,6 milhões aos cofres públicos.